Dicas e materiais de pesquisa on-line para você mandar bem no assunto.
O novo acordo ortográfico vigora desde janeiro em todo o país. Depois de uma transição de 7 anos (2009 a 2016), a oficialização provocou uma “corrida ortográfica”, isto é, alta procura por fontes de consulta e cursos que abordem o tema.
Essa situação não ocorre à toa, pois, ortograficamente falando, a sua forma de escrever vai sim passar por mudanças e adaptações até que as novas regras sejam incorporadas espontaneamente ao seu texto, tal qual foi o seu aprendizado no bê-á-bá.
A boa notícia é que diversas publicações impressas e digitais já as utilizam há algum tempo. Desse modo, talvez você esteja mais familiarizado do que pensa e agora é que vai tirar a prova dos nove.
Para facilitar a sua adaptação a nova regra ortográfica, preparamos algumas dicas. São elas:
• Pesquise e estude sobre o tema, preferencialmente, em sites de Educação ou em livros.
• Tenha sempre a mão um guia prático de consulta. Além de explicarem a regra, alguns trazem exemplos bem ricos.
• Para quando bater àquela dúvida cruel, pesquise também em dicionários on-line ou impressos que estejam com a nova regra.
• Não pesquise a palavra aleatoriamente em navegadores de busca. Isso pode fazer você perder tempo e ainda trazer respostas erradas. Vá direto a uma fonte segura.
• Coloque-a em prática na sua escrita cotidiana: revise o seu currículo. Por exemplo, escreva certa a palavra “extracurricular”; via mensagem de texto, convide um amigo para assistir ao filme que “estreia” no cinema; ao enviar um e-mail no trabalho, explique que um “micro-ônibus” foi contratado para levar os funcionários.
Sugestão de fontes de consulta on-line
Para pesquisar a grafia correta:
Aplicativo gratuito para tablet e celular: http://www.academia.org.br/noticias/abl-lanca-aplicativo-gratuito-de-consulta-ao-vocabulario-ortografico-da-lingua-portuguesa
No item “downloads” (lado direito da página), baixe gratuitamente uma tabela prática e também a íntegra do novo
Acordo Ortográfico:
Boa atualização e sucesso!
Comentários